Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

David Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Senador do Democratas do Amapá é o mais jovem da história da casa

Repórter Nacional

No AR em 04/02/2019 - 07:30

Foram 13h de sessão plenária, divididas entre sexta-feira e sábado, até que os senadores elegessem para a Presidência da Casa, em primeiro turno e com 41 votos, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá. Ele passa a ser o 3º na linha de sucessão presidencial e também presidente do Congresso.

Dos nove senadores que disputavam o cargo de presidente do Senado, três retiraram as candidaturas em apoio a Davi Alcolumbre. Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, também retirou candidatura logo após voto aberto do senador Flávio Bolsonaro, do PSL do Rio de Janeiro, em favor do candidato do Democratas.

Após ser eleito, Davi Alcolumbre negou que sua eleição seja uma vitória do governo e anunciou a prioridade de sua gestão.

O novo presidente do Senado defendeu a aprovação da Reforma da Previdência.

A sessão para eleger o presidente do Senado começou no fim da tarde de sexta-feira (1). Alguns parlamentares criticaram a permanência de Alcolumbre na presidência da sessão. A senadora Kátia Abreu, do PDT de Tocantins, chegou a retirar da mesa diretora pasta com documentos para a condução dos trabalhos.

Ainda na sexta, por 50 votos a 2 e uma abstenção, os senadores estabeleceram que a eleição seria com voto aberto. A votação foi anulada na madrugada de sábado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que determinou votação secreta conforme previsão regimental e afastamento de Davi Alcolumbre da presidência por conflito de interesse.

No sábado (2), a primeira votação teve de ser anulada, pois foi constatada uma cédula a mais do que o número de senadores. Na segunda votação, Davi Alcolumbre foi eleito e será, aos 41 anos, o presidente do Senado mais jovem da história do parlamento. A eleição dos demais integrantes da mesa diretora ficou para a próxima quarta-feira (6).

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro cumprimentou Alcolumbre e afirmou que ele tem o desafio de transformar em ações o sentimento de mudanças que a população expressou nas últimas eleições.

Ouça o Repórter Nacional (7h30), de segunda-feira (4):

 

Outros destaques desta edição:

Sessão solene marca abertura dos trabalhos legislativos, logo mais, à tarde

- Ministro Sérgio Moro apresenta hoje novo Projeto de Lei Anticrime

- Papa Francisco faz viagem inédita aos Emirados Árabes

Criado em 04/02/2019 - 09:26

Mais do programa