Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Taxa de desemprego cai para 12% no último trimestre

Pela primeira vez em 5 anos, foi registrado aumento do número de empregados no setor privado com carteira assinada

Repórter Nacional

No AR em 01/08/2019 - 08:43

A taxa de desocupação do país ficou em 12% no trimestre terminado no mês de junho, 0,7 ponto percentual abaixo da registrada no último trimestre. E a população ocupada cresceu 1,6%.

Pela primeira vez em 5 anos, foi registrado aumento do número de empregados no setor privado com carteira assinada, mas ao mesmo tempo, o número de empregados sem carteira bateu recorde no país e também o de trabalhadores por conta própria. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad Contínua, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

O número de trabalhadores por conta própria chegou a 24 milhões e 100 mil pessoas, um crescimento de mais de 5% em relação ao mesmo trimestre de 2018. Também continua alta a taxa de subutilização, que se manteve estável em 24,8%. Fazem parte da população subutilizada aqueles que trabalham menos horas do que gostariam, os que estão desocupados e aqueles que fazem parte da força de trabalho potencial mas que não estão procurando trabalho por desalento ou outra condição impeditiva.

O coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, destaca que por conta desse quadro de alta informalidade e subutilização, ainda não é possível falar em um virada do mercado de trabalho brasileiro.

Ele acrescenta que é preciso observar se a informalidade vai ceder nos próximos trimestres. A indústria foi responsável pela geração de cerca de metade dos empregos com carteira assinada, 146 mil postos de trabalho. O setor de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais foi o 2º a mais gerar empregos com carteira. 

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (1º):


Outros destaques desta edição:

- Banco Central reduz em meio por cento os juros da economia

- Ferrovia Norte-Sul passa à iniciativa privada com o compromisso de ser concluída até 2021        

- Doleiro mais procurado do Brasil é preso em São Paulo pela Polícia Federal e transferido para o Rio de Janeiro

Criado em 01/08/2019 - 09:00

Mais do programa