Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trabalhador informal é o que mais sente os efeitos da pandemia de Covid-19

Segundo o IBGE, menos da metade dos brasileiros em idade de trabalhar está ocupada

Repórter Nacional

No AR em 03/07/2020 - 09:15

Com a pandemia do novo coronavírus, se manter empregado virou um desafio para muita gente. Demitida de uma startup que presta serviços educacionais, Pollyana Labre ainda não conseguiu uma recolocação no mercado de trabalho. 

A realidade de Pollyana é a de muitos brasileiros. Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje, menos da metade dos brasileiros em idade de trabalhar está ocupada. É a primeira vez que isso ocorre desde o início da série histórica da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Entre março e maio, 7,8 milhões de postos de trabalho foram fechados no país, o que fez a taxa de desemprego subir para 12,9%, atingindo 12,7 milhões de pessoas.

Analista do IBGE responsável pela pesquisa, Adriana Beringuy afirma que a pior situação é a dos trabalhadores informais. A doutoranda em Economia e técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Cristina Vieceli, aponta algumas medidas que o governo deveria tomar para contornar a crise.

Como resposta à crise econômica causada pela pandemia, o governo federal tem adotado algumas medidas. Uma delas é o auxílio emergencial de R$ 600; que, segundo o Ministério da Economia, já foi pago a mais de 64 milhões de brasileiros. Outra medida é o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, responsável pelos acordos de redução de salários e jornadas durante a pandemia. Esse programa já realizou cerca de 12 milhões de acordos e foram pagos aos trabalhadores mais de R$17 bilhões. 

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta sexta-feira (3):

Mais destaques dessa edição:

- Bolsonaro sobrevoa região atingida por ciclone em Santa Catarina, no sábado

- Sancionada, com vetos, lei que obriga uso de máscaras em espaços públicos

- Governo do Distrito Federal marca data para a reabertura das escolas

- Estudo mostra que contaminação por coronavírus pode ser maior do que o registrado até agora

- Trabalhador informal é o que mais sente os efeitos da pandemia de Covid-19

Criado em 03/07/2020 - 09:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa