Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

SP assina contrato com laboratório Sinovac e prevê vacina para dezembro

Expectativa do governo paulista é de que a vacinação seja iniciada no dia 15 de dezembro deste ano

Repórter Nacional

No AR em 30/09/2020 - 18:00

O governador de São Paulo, João Doria, e o vice-presidente do laboratório chinês Sinovac, Weining Meng, assinaram nesta quarta-feira (30) um contrato que prevê o fornecimento de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac para o governo paulista até dezembro deste ano.

O contrato também inclui a transferência de tecnologia da vacina da Sinovac para o Instituto Butantan, o que significa que a instituição brasileira poderá começar a fabricar doses dessa vacina contra o novo coronavírus.

O valor do acordo, segundo o governador, é de 90 milhões de dólares. João Doria afirmou ainda que outras 14 milhões de doses serão fornecidas pela Sinovac ao governo de São Paulo até fevereiro do ano que vem.

A ideia do governo paulista é de que seja feito um acordo com o Ministério da Saúde para que essas 60 milhões de doses sejam disponibilizadas para parte dos brasileiros por meio do Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde.

A vacina CoronaVac está na fase 3 de testes em humanos. Essa fase testa sua eficácia, e está ocorrendo no Brasil desde julho, com 13 mil voluntários da área da saúde. A expectativa do governo de São Paulo é de que a vacinação desses voluntários termine até o dia 15 de outubro. Caso os testes comprovem a eficácia da vacina, ela ainda precisa de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou uma nota técnica para simplificar o procedimento de análise de dados e registro de vacinas contra a covid-19 no país. A proposta, apresentada ontem (29), determina o seguinte: depois que as informações forem incluídas, a equipe vai analisar a documentação em até 20 dias.

A Anvisa explicou que não será mais preciso esperar todos os dados e documentos técnicos e nem o preenchimento dos requerimentos regulatórios. Ou seja, os dados vão sendo gerados e já apresentados à Agência, agilizando o processo. De acordo com a agência reguladora, o objetivo é acelerar a disponibilização de vacinas contra o novo coronavírus à população brasileira e ao mesmo tempo garantir a qualidade, segurança e eficácia delas.

Ouça também:

- Em cúpula da ONU, presidente Jair Bolsonaro afirma que novo marco da biodiversidade deve considerar crise gerada pela pandemia da covid-19 

- Caged: Mais de 249 mil empregos com carteira assinada foram criados em agosto no Brasil

- Governo lança Novo Crédito Habitacional para Assentados

- Sem acordo, presidente do Senado cancela sessão para analisar vetos presidenciais

 

 

Criado em 30/09/2020 - 18:51

Mais do programa