Nesta quarta-feira (10) é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Data foi escolhida pelos integrantes da Comissão Nacional da Verdade para a entrega do relatório final dos trabalhos à presidenta Dilma Rousseff.
A presidenta chorou ao receber o relatório da Comissão da Verdade sobre os casos de violação dos Direitos Humanos cometidos durante a Ditadura Militar. E lembrou que o documento servirá de referência para as futuras gerações e para que a história nunca seja esquecida.
O relatório foi entregue quase três anos da criação da Comissão da Verdade. O documento confirma a morte de 434 pessoas vítimas da Ditadura Militar e traz a comprovação da ocorrência de graves violações de Direitos Humanos.
Mais de 300 pessoas, entre militares, agentes do Estado, e até mesmo 8 ex-presidentes da República, foram responsabilizados por essas ações.
Saiba mais:
Comissão reconhece 434 mortes e desaparecimentos durante ditadura militar
Nesta quarta (10) é o Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Repórter Nacional destaca ainda:
- Nova Carteira Nacional de Habilitação brasileira terá mais informações;
- A condenação do último réu do massacre do Carandiru;
- Operação da Polícia Civil contra milícia no Rio de Janeiro;
- Pesquisa revela que quase 40% dos brasileiros apresentaram pelo menos uma doença crônica em 2013.
- Relatório da CIA (Agência de Inteligência Americana) causa mal-estar na Europa.
O Repórter Nacional é o noticiário produzido pelo Radiojornalismo EBC que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 12h (horário de Brasília), nas rádios Nacional. Na Nacional do Alto Solimões, o noticiário vai ao ar às 10h (horário local).