No mesmo ano em que o Brasil sedia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, no Rio de Janeiro, a cidade de Belém do Solimões, no Amazonas, realiza a terceira edição das Olimpíadas indígenas do Eware. O evento acontece entre os dias 23 e 28 de janeiro e deve reunir cerca de 20 comunidades indígenas do Alto Solimões.
Um dos organizadores do evento, Frei Paulo Braguini, fala que a expectativa é de acolher um número grande de participantes e visitantes durante o evento. “A expectativa é de acolher um número muito grande, que seja um momento de fraternidade e intercâmbio cultural, porque é tão difícil os Matis se encontrarem com os Tikuna e dentre outros, então é um momento de conhecimento por parte de todas as etnias”, disse.
Confira também: Olimpíadas Indígenas do Eware são confirmadas para janeiro em Tabatinga
Ele também explicou que a inscrição das equipes será feita durante a chegada de cada delegação. “A inscrição acontece na hora da chegada. Cada comunidade de qualquer etnia que seja do Alto Solimões pode participar com todas as modalidades previstas", complementou Frei Paulo.
Os jogos esportivos não tradicionais vão ter oito modalidades: futebol de quadra, voleibol, handebol, maratona revezamento, salto em distância, 100 metros rasos, queda de braço, e o duatlon (corrida e natação), todos com categorias masculinas e femininas.
Já para jogos tradicionais são dez as modalidades: arremesso de lança, subida e descida de açaizeiro, arco e flecha, tiro com baladeira, natação, zarabatana, canoagem tradicional, racha, coquita e cabo de guerra.
Eware é o nome dado a uma área sagrada onde foi criado o povo tikuna no Alto Solimões. Esta região é caracterizada pela demarcação de diversas terras indígenas, entre as quais Vale do Javari, Bom Intento, Lauro Sodré, Porto Espiritual, São Leopoldo, Feijoal e Nova Esperança. Destaca-se pelo tamanho, a terra Eware, localizada no lado esquerdo do rio Solimões, e Eware 2, do lado direito.A primeira Olimpíada Indígena foi em fevereiro de 2010 e a segunda edição ocorreu em abril de 2012.