Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Órgãos fortalecem proteção à espécies de peixes em período de defeso

O objetivo é garantir a reprodução das linhagens

Conforme a resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam) de n°21/2015, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informa que até o dia 15 de março de 2016 estão proibidas a pesca, o transporte, o armazenamento e a comercialização das espécies dos peixes surubim, caparari, aruanã e mapará. O objetivo é garantir a reprodução das espécies.

 

Ouça também:

 

Pescadores devem ficar atentos às mudanças para o acesso ao Seguro Defeso

 

Para os pescadores artesanais Manoel Morais e Simeão Caldas, o defeso é importante para que espécies como o dourado, que está desaparecendo dos rios amazônicos, se reproduzirem.

 

“Para nós pescadores é muito importante, porque são mais peixes na nossa alimentação, mais espécies para consumir, vender. São peixes que existem, mas hoje estão no defeso porque não preservamos e acabaram.”

 

O gerente de pesca do Ipaam, Gelson Batista, disse que, quem tem esses peixes armazenados, tem que fazer uma declaração de estoque junto ao órgão ambiental do Estado. Essas pessoas devem apresentar requerimento único no modelo Ipaam, declaração do estoque e documentos do interessado, seja pessoa física ou jurídica. Ele lembra que deve constar a quantidade de peixes destas espécies que estão em período de defeso.

 

Para outras informações, os interessados podem ligar para a Gerência de Pesca do Ipaam pelo telefone 2123-6762 ou podem se dirigir à sede do órgão, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, n°3.280, Bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul, em Manaus.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 05/01/2016 - 12:07 e atualizado em 05/01/2016 - 11:11

Mais do programa