Começou oficialmente nesta terça-feira(15), a Campanha contra a doença febre aftosa. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural, e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (ADAF) estão intensificando as ações de combate e erradicação da febre aftosa em todo o estado.
As vacinas seguem até o dia 30 de abril, abrangendo na primeira etapa 41 municípios amazonenses, dentre eles Tabatinga.
O veterinário da ADAF, Augusto Cesár, disse que a instituição espera as vacinas chegarem a Tabatinga para iniciar a vacinação. “Nós estamos aguardando a vacina chegar. Essa vacina é adquirida pelo Estado do Amazonas. É um esforço particular do Estado de ceder essas vacinas para o produtor”, afirmou.
Augusto disse ainda que o Brasil vai doar as vacinas para a Colômbia para que os animais brasileiros não sejam contaminados na fronteira enquanto a campanha não começa no país vizinho. “O Brasil doa vacinas ao Instituto Colombiano Agropecuário (ICA). Nós fazemos a vacinação também do lado colombiano porque uma doença como essa, que tem um raio de até 25km de fusão, não fica restrita apenas pra gente se proteger. Entretanto lá, o calendário de vacinação é diferente”, informou.
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de aftas, principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após a sua detecção.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)