Nesta quinta-feira(31), um seminário em Benjamin Constant(AM) vai debater iniciativas de compras institucionais como o programa de aquisição de alimentos e o programa de alimentação escolar.
O Seminário de Acesso ao Mercado Institucional será realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e também pretende capacitar associações ou cooperativas existentes na região do Alto Solimões para a venda e fornecimento de produtos aos órgãos públicos da região.A atividade é realizada pelo Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião do Alto Solimões.
De acordo com o Professor da UFAM, Rodrigo Reis, o seminário será dividido em dois públicos e a ideia é analisar os editais e os tipos de produtos que podem ser adquiridos: “Pretendemos sim ajustar isso, porque neste seminário pretendemos no momento prático, de oficina dividirmos em dois públicos, tanto dos agricultores familiares como dos representantes do poder público municipal e também estamos convidando as esferas estadual e federal. Então a ideia que a gente possa também discutir com os órgãos públicos as chamadas dos editais, discutir também o que é solicitado de quem compra", explica.
Rodrigo também reforçou a importância da participação de quem não está vinculado a nenhuma associação ou cooperativa. Ele explica que, no seminário, as pessoas podem conhecer os benefícios de fornecer alimentos de suas propriedades por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. “É importante, faz -se necessário também que estejam sim vinculadas as organizações econômicas, as cooperativas e as associações tem sim algumas exigências, mas é importante que vejam que possam participar dessas atividades que gente também tem como atividade do núcleo de extensão e que acompanha o Fórum de Desenvolvimento Integrado do Alto Solimões pretendemos desenvolver ações com esses agricultores para fortalecer e até criar outras associações e outras cooperativas é uma exigência, mas isso não é impedimento que as pessoas procurem participar do programa", ressalta.
O evento começou às 8h, no auditório da UFAM em Benjamin Constant. Outra reunião está prevista para o município de Fonte Boa, mas a data ainda não foi definida.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), naRádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).