As principais mudanças da Reforma Trabalhista que têm sido abordadas pela mídia em geral não são substanciais, como as férias divididas em três períodos de dez dias, de acordo com o advogado trabalhista Mauro Scheer Luis.
Mudanças significativas para ele são, por exemplo, o fim do imposto sindical obrigatório. Hoje o trabalhador paga um dia de salário por ano ao sindicato. Atualmente, os sindicatos arrecadam mais de R$ 3 bilhões. Para o advogado, isso vai afetar o modo como os trabalhadores querem ser representados.
Outra mudança que o entrevistado considera relevante é a contratação de um autônomo, que não terá vínculos empregatícios ou os horários e dias flexíveis para o trabalhador.
Ele acredita que, mesmo aprovada, a lei da Reforma Trabalhista ainda será questionada na Justiça.
Outros destaques da Reforma Trabalhista foram abordados nessa entrevista que foi concedida nesta quinta-feira (27) ao programa Revista Brasil, com apresentação de Miguelzinho Martins.
Ouça a entrevista no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.