O lúpus atinge cerca de 200 mil brasileiros e é uma doença autoimune, caracterizada por um processo inflamatório que pode atingir vários órgãos, como a pele, as articulações, os rins, os pulmões e o coração. Em entrevista ao programa Revista Brasil, o coordenador da Comissão de Lúpus da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Eduardo Ferreira Borba Neto, explica que há uma predisposição genética, mas que alguns fatores podem provocar um desarranjo imunológico e desencadear a doença, como a exposição à luz solar, as situações de estresse e as alterações hormonais, entre outras.
O lúpus ainda é uma doença desconhecida, que causa grandes transtornos aos pacientes.
"Não é contagiosa, acomete jovens de 20 a 40 anos, particularmente as mulheres, e leva a uma limitação ao trabalho. Existe uma série de manifestações clínicas, sejam cutâneas ou articulares e todo um processo inflamatório dos órgãos do corpo."
O lúpus não tem cura, mas, segundo Borba Neto, o diagnóstico precoce é importante para que o paciente dê início imediato ao tratamento e consiga controlar a doença e o quadro inflamatório com o uso de medicamentos.
Saiba mais sobre o lúpus no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.