O programa Revista Brasil desta quinta-feira (4) debateu a situação da segurança pública no país. Desta vez o convidado do programa foi o coronel da Polícia Militar José Vicente Silva Filho. Ele é mestre em psicologia social pela USP, ex-secretário nacional de Segurança Pública e professor do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar de SP.
Na opinião de José Vicente existe solução para a segurança pública, mas as soluções não são simples. Para o militar, é um erro pensar que basta aumentar o efetivo e pagar bem os policiais para resolver o problema. Para justificar seu argumento, ele compara a criminalidade das cidades de Brasília e de São Paulo. "No Distrito Federal, proporcionalmente, o efetivo é três vezes maior do que o efetivo de São Paulo; ganham o dobro do que os policiais paulistanos e ainda assim, há o registro de 1/3 menor de criminalidade em SP, mesmo com suas 600 favelas", afirma.
O coronel defende que a solução passa por medidas de médio e longo prazo, como melhorar a qualidade das escolas principalmente nas periferias e bairros mais pobres, investir em políticas públicas para crianças e adolescentes. "Quando há um enorme fracasso social na escola, na saúde, na habitação, na assistência social, há um resíduo social muito grande que sobra para a polícia".
Ouça a entrevista no player acima.
Confira aqui outro debate realizado pelo programa Revista Brasil sobre segurança pública.