O Revista Brasil conversou com o pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e especialista em ciência e tecnologia, produção e inovação em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (RJ), Dr. Martin Bonamino. O assunto tratado foi as técnicas que estão sendo desenvolvidas para melhorar a resposta imunológica do corpo ao câncer a partir de modificações genéticas.
Esse procedimento aplicado contra um tipo de leucemia - a aguda linfoblástica - foi aprovado na semana passada pelo Food and Drug Administration (FDA), o órgão que regula os remédios nos Estados Unidos. O que o tratamento faz, em linhas gerais, é modificar a genética das células para que elas passem a reconhecer e atacar o tumor. Terapias similares também estão sendo estudadas no Brasil pelos profissionais do INCA, conforme relata o Dr. Martin Bonamino.
Ouça a entrevista no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pela rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.