A Coca-Cola abriu um concurso mundial convocando cientistas e curiosos para encontrar um substituto definitivo para o açúcar. A empresa busca um adoçante natural, seguro, de baixo teor calórico ou nulo, e que tenha a mesma sensação de doce do açúcar de cana quando misturado às bebidas e comidas.
O concurso poderá dar R$ 3 milhões para quem resolver o problema. Para a empresa, a questão pode ser de mercado, já que o consumo de refrigerante caiu nos últimos anos, em países como Brasil e Estados Unidos, mas também é uma questão de saúde pública.
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou a professora do Instituto de Nutrição da UERJ Luciana Maldonado. Segundo ela, o grande problema das bebidas açucaradas é que elas são facilmente digeridas pelo nosso corpo e isso faz com que consumamos uma quantidade maior.
"Dentro dos produtos ultraprocessados, especialmente as bebidas adoçadas têm sido estudadas e tem-se percebido uma associação muito negativa com a saúde das pessoas pelo excesso de açúcar, levando a sobrepeso, obesidade e outras doenças crônicas associadas a esse consumo", alertou.
Acompanhe a entrevista: