Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amianto: curva de adoecimento subirá até 2025, alerta advogado

De acordo com o representante da Associação Brasileira dos Expostos e Vítimas do Amianto, exploração intensa, especialmente na década de 80, deixa o país em situação dramática

Revista Brasil

No AR em 18/08/2017 - 10:32

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na quinta-feira (17) para proibir a produção e venda do amianto no Brasil, em julgamento sobre a validade de uma Lei Federal que regulamenta a extração e comercialização do material no país.  A sessão será retomada na próxima quarta-feira (23) com votos dos demais ministros.

Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil recebeu o advogado da Associação Brasileira dos Expostos e Vítimas do Amianto, Gustavo Ramos. De acordo com o especialista, a situação é dramática no país. "Estimamos que a curva de adoecimento ocupacional no Brasil, em decorrência do contato com o amianto, subirá até 2025, haja vista a exploração intensa especialmente na década de 80", alertou. 

Ouça a entrevista:

 

Segundo Gustavo, o julgamento favorável significará, na prática, o banimento do amianto no território nacional. "Como já o fizeram mais de 75 países pelo mundo", comparou.

Existe um consenso da relação do amianto com o desenvolvimento de câncer. A controvérsia é sobre o amianto do tipo crisotila, na construção civil. O material é usado principalmente para fabricação de telhas e caixas d´água.

Tags:  Amianto

Criado em 21/08/2017 - 12:37 e atualizado em 21/08/2017 - 12:36 - Episódio Amianto

Mais do programa