Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista analisa dependência financeira de municípios

Leonardo Mello, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, explica porque é difícil para a administração das cidades fecharem as contas sem o aporte de verbas federais

Revista Brasil

No AR em 10/08/2017 - 11:40

O consultor técnico do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), Leonardo Mello, conversou com o Revista Brasil sobre a dependência que os municípios têm do repasse de verbas dos estados e da União.

Ouça a entrevista completa:

 

Sobre o tema, estudo realizado pelo Tesouro Nacional revelou que essa dependência é elevada e determinante na hora de adminstração das cidades fecharem suas contas. Em outras palavras, mais de 98% dos municípios não conseguem produzir por si mesmos nem a metade da sua receita orçamentária total. 

Leonardo explicou que esse desequilíbrio decorre da estrutura tributária do país, na qual boa parte dos tributos pagos pelo contribuinte e pelas empresa vão direto para o Governo Federal. Só depois o recuro é transferido para os estados e os municípios. Contribui para o aperto, pontua o especialista, a criação de muitos novos municípios que ocorreu desde a promulgação da Constituição de 1988 até hoje. 

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pela rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.


 

Criado em 10/08/2017 - 13:02 e atualizado em 10/08/2017 - 13:02 - Episódio Receitas dos municípios

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa