Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Leuginase: médica diz que remédio para leucemia só mudou de nome

A polêmica continua: a Justiça Federal proibiu o SUS de comprar o medicamento chinês; o Ministério da Saúde vai recorrer da decisão

Revista Brasil

No AR em 27/09/2017 - 11:30

A chefe do serviço de hematologia do INCA, Jane Dobbin, diz que não há motivo para preocupação em relação ao medicamento chinês Leuginase, usado no tratamento de leucemia infantil. Segundo a médica, o que aconteceu foi apenas uma mudança no nome comercial do medicamento, daí não haver necessidade de novos testes de eficácia da medicação.

Esse, no entanto, não é o entendimento da Justiça Federal, que proibiu o SUS de comprar o medicamento. O Ministério da Saúde discorda e vai recorrer da decisão. De acordo com a pasta, análises laboratoriais feitas não apontaram contaminantes bacterianos que pudessem causar danos a pacientes. Além disso, o medicamente teve a ação esperada comprovada por seis diferentes laboratórios.

A médica explica que a polêmica envolvendo o medicamento pode provocar o desabastecimento na rede hospitalar, já que o Ministério da Saúde adquiriu a medicação do laboratório chinês para disponibilizá-la aos pacientes do SUS. 

Ouça a íntegra da entrevista no player abaixo.

Criado em 28/09/2017 - 12:55 e atualizado em 28/09/2017 - 12:54 - Episódio Leuginase

Mais do programa