Com a desconfiança dos cidadãos com relação à classe política, de maneira geral e uma reforma política que não chega a animar o eleitor, muita gente defende o fim do voto obrigatório, seja porque não quer escolher entre as opções existentes ou como uma alternativa para pressionar uma renovação entre os representantes do povo. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC 18/2017) prevê a instituir o voto facultativo nas eleições. A tramitação da PEC está parada desde maio desse ano.
O Senador Paulo Paim disse que, na maioria das democracias do mundo, é assegurado o voto facultativo e sempre me candidatei e vou continuar me candidatando pela via partidária, e fortalece a democracia; você conquistar o eleitor para que vote na sua proposta o que você foi, é e o que será no exercício do mandato.
Clique no player acima e ouça o Revista Brasil.
Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na Rádio Nacional de Brasília, e na Rádio Nacional da Amazônia. O horário na Rádio Nacional do Alto Solimões é às 6h.