Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Seca atinge importante berçário de peixes do São Francisco

O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, explica que o desastre ambiental se deve à ocupação desordenada do solo

A Lagoa Itaparica, um dos principais berçários do Rio São Francisco, está seca. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, explica que o desastre ambiental se deve à ocupação desordenada do solo, situação ecônomica e crescimento da população

Rio São Francisco

Segundo o  presidente do CBHSF, outros berçários sofrem com o mesmo problema porém o caso da lagoa de Itaparica é mais emblemático, devido ao nível de desgastamento ambiental. Muitos peixes foram mortos e não houve um trabalho prévio de salvamento dessas espécies.

Velho Chico depende de diversos berçários para ter em seu leito o povoamento de peixes, e agora o Comitê da Bacia Hidrográfica, juntamente com a Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) estão preparando um estudo na Barragem de Três Marias, no intuito de relocar a àgua do reservatório, para assim fazer um trabalho de recuperação das bacias marginais, informa Anivaldo.

Depois de uma audiência pública com diversas  organizações não-governamentais (ONGs) sócio-ambientais e prefeituras do entorno conseguiram lançar 10 grandes ações, para fazer a recuperação ambiental e evitar futuras estiagens. A intenção é preparar a bacia para enfrentar um século que será de muita dificuldade, com muitas secas e chuvas destrutivas.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.


Revista Brasil é transmitido, de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro. E no horário das 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões.  

Criado em 09/10/2017 - 16:25

Mais do programa