A geriatria é a parte da medicina voltada para a saúde das pessoas idosas, mas no Brasil há uma baixa procura por esses profissionais. O Revista Brasil conversa com a geriatra Roberta França sobre o tema.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Segundo a médica, a geriatria atende pacientes idosos de uma forma global. Ela explicou que ainda há muito preconceito com a velhice, o que atrapalha a procura por um geriatra.
Roberta afirma que o Brasil ainda está longe de ter políticas públicas que atendam esse processo de envelhecimento. E acrescentou que envelhecer é um projeto de vida que precisa ser iniciado ainda na juventude.
"O Brasil hoje é um país velho. Nós já envelhecemos. Parece que nossa ficha ainda não caiu. Principalmente os órgãos públicos, que ainda não compreenderam que nós temos pessoas cada vez mais idosas", declarou.
De acordo com a médica, o Brasil ainda trabalha com a doença e não com a prevenção.
Outro assunto lembrado por Roberta foi o alto índice de Aids nessa faixa etária, porque é uma geração que não tem o hábito de usar preservativos. Até o momento não há uma campanha específica de prevenção contra o HIV em maiores de 60 anos.
Saiba mais:
Pesquisa mostra que vem aumentando o índice de idosos infectados pelo HIV