Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia da Consciência Negra (20), conheça a história do Quilombo Mesquita

Pesquisador explica origem de quilombo que fica próximo à Cidade Ocidental

Revista Brasil

No AR em 20/11/2017 - 12:10

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), vamos saber um pouco mais sobre a história do Quilombo Mesquita, que fica próximo à Cidade Ocidental, no Goiás.

O programa Revista Brasil conversou com o Manoel Barbosa Neres, pesquisador e autor do livro "Quilombo Mesquita - História, Cultura e Resistência", que falou sobre suas pesquisas acerca do povoado.

Ouça a entrevista completa no player.

Segundo o pesquisador, que fez um levantamento profundo da história da região e de seus moradores, a área do quilombro abrange uma parte do Goiás e uma parte no Distrito Federal.

Ele explica que o quilombo surgiu com o fim da mineração do ouro na área em que hoje existe a cidade de Luziânia (GO). A tradição conta que após o fim da exploração, um dos exploradores abandonou uma fazenda que acabou ficando para três escravas, e que a partir daí deram origem ao povoado quilombola. 

Por meio das pesquisas, Neres conheceu a Festa do Marmelo, que já está em sua 16ª edição. Essa festa é feita no mês de janeiro, período da colheita do Marmelo,e lá, as pessoas se reúnem para fazer e vender a marmelada, doce tradicional do local.

Criado em 20/11/2017 - 12:13

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa