Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), vamos saber um pouco mais sobre a história do Quilombo Mesquita, que fica próximo à Cidade Ocidental, no Goiás.
O programa Revista Brasil conversou com o Manoel Barbosa Neres, pesquisador e autor do livro "Quilombo Mesquita - História, Cultura e Resistência", que falou sobre suas pesquisas acerca do povoado.
Ouça a entrevista completa no player.
Segundo o pesquisador, que fez um levantamento profundo da história da região e de seus moradores, a área do quilombro abrange uma parte do Goiás e uma parte no Distrito Federal.
Ele explica que o quilombo surgiu com o fim da mineração do ouro na área em que hoje existe a cidade de Luziânia (GO). A tradição conta que após o fim da exploração, um dos exploradores abandonou uma fazenda que acabou ficando para três escravas, e que a partir daí deram origem ao povoado quilombola.
Por meio das pesquisas, Neres conheceu a Festa do Marmelo, que já está em sua 16ª edição. Essa festa é feita no mês de janeiro, período da colheita do Marmelo,e lá, as pessoas se reúnem para fazer e vender a marmelada, doce tradicional do local.