O Revista Brasil conversou com o especialista multidisciplinar de trânsito e ex-diretor da Secretaria de Trânsito de Curitiba, Celso Mariano, sobre casos como os dos desastres ocorridos na última quinta-feira (18): em Brasília uma mulher matou um casal de idosos no Lago Norte, e, no Rio de Janeiro um homem atropelou 17 pessoas no calçadão de Copacabana.
Celso lembra que o teste de aptidão física e mental, feito quando o motorista vai tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não tem sido suficiente para evitar este tipo de tragédia. "Esse é único momento que dispomos para detectar tanto a questão de dependência de remédio controlados como eventuais características físicas e mentais especiais dessas pessoas", observa.
Ele diz, ainda, que falta fiscalização sobre quem está dirigindo com a carteira cassada ou suspensa. "Estamos falhando em uma coisa básica, que é controlar quem está usando as vias", avalia Celso.
Ouça a entrevista completa:
Revista Brasil vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também, de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.