O Revista Brasil conversou com o advogado e ex-juiz de direito Marlon Reis sobre os desdobramentos da condenção em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nessa quarta-feira (24), Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.
Um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupação Eleitoral, que iniciou a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa, expressão cunhada por ele, Marlon Reis explica que a inelegibilidade do ex-presidente Lula vale a partir da decisão do TRF-4. No entanto, Lula ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça para buscar sua absolvição e também apresentar pedido de autorização para se candidatar à Presidência da República.
Se tiver liminar favorável do STJ, o ex-presidente poderá concorrer às eleições. Um julgamento posterior com confirmação da condenação, no entanto, tornaria nulo qualquer resultado que fosse favorável ao petista.
Clique no player abaixo e ouça a entrevista completa.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília; de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro; de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.