Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anatel explica bloqueio de celulares

Testes foram iniciados em Goiás e no Distrito Federal

Revista Brasil

No AR em 23/02/2018 - 10:50

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começará a bloquear celulares irregulares. Os testes foram iniciados na quinta-feira (22), em Goiás e no Distrito Federal, mas em breve, a medida será adotada também no resto do país. 

Revista Brasil conversa com o coordenador da Gerência de Regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Zanon.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Zanon explicou que o celular irregular é aquele que não foi certificado pela Anatel, é adulterado e tem um IMEI inválido. O IMEI é o número único que identifica o aparelho na rede de comunicações.

Para saber se o telefone é regular, é preciso digitar *#06# no aparelho. A consulta do IMEI também pode ser feita no site da Anatel.

Zanon recomenda sempre comprar o celular em lojas autorizadas e com o selo da Anatel, para evitar o bloqueio.

Ele lembrou que o novo sistema permite que, em caso de celular furtado, o aparelho seja bloqueado.

A segunda fase começa em setembro, no restante do Centro-oeste, na região Sul e em outros quatro estados (Acre, Rondônia, São Paulo e Tocantins). A terceira fase terá início em janeiro de 2019, no restante do país.

Aparelhos comprados no exterior e certificado por uma instituição equivalente à Anatel vão funcionar no Brasil. Ele ressalta que é apenas para uso pessoal e não para venda. Estrangeiros também conseguirão usar seus celulares no país.

Tags:  celular IMEI Anatel

Criado em 23/02/2018 - 10:55

Mais do programa