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Especialista defende diversidade de transportes para escoar produção

Dependência de caminhões é um problema histórico surgido na década de 50, quando o governo passou a investir na indústria automobilística e em rodovias, aponta entrevistado

Revista Brasil

No AR em 29/05/2018 - 10:53

O Revista Brasil desta terça-feira (29) entrevista  o professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marcus Quintella sobre a dependência de caminhões para o transporte de diversos produtos para todo o país. Segundo ele, este é um problema histórico. "Nós optamos pelo modelo rodoviarista lá na década de 1950 e não desenvolvemos rodovias suficientes para escoar toda a nossa produção".

Somente 12% das rodovias brasileiras são pavimentadas e, destas, 70% se encontram em condições regulares ou péssimas -  que atualmente dificultam a capilaridade de transporte no país. De acordo com Marcus, os sistemas ferroviário, hidroviário e dutoviário foram abandonados, o que gerou um grave problema de infraestrutura. "Nós não temos uma visão sistêmica de transporte", ressaltou.

Ele aponta como soluções um planejamento da integração e da diversidade dos transportes, além de mudanças na política de preços dos combustíveis e da matriz energética.

Ouça a entrevista completa:


 

Criado em 29/05/2018 - 11:00

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