Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cirurgia inovadora de histerectomia, por meio de robótica, é realizada em Brasília

Duas mulheres foram operadas após a retirada de seus úteros, já tiveram alta e se recuperam bem

Revista Brasil

No AR em 28/09/2018 - 18:00

O programa Revista Brasil desta sexta-feira (28) entrevista o urologista, Diogo Mendes, sobre a realização de duas cirurgias de histerectomias, por meio de robótica. Trata-se da remoção de parte ou da totalidade do útero, por via abdominal ou vaginal. Essa técnica inovadora, que vem sendo realizada pelo médico Diogo Mendes, professor da  Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, e responsável pelo setor de urologia do Hospital Santa Luzia, onde as duas cirurgias foram realizadas, com as participações de um médico de São Paulo, especialista em ginecologia e de outro cirurgião oncológico, especialista em cirurgia robótica.

As pacientes já tiveram alta e a equipe médica comemora o pleno êxito. Segundo o médico, a robótica é um procedimento que oferece vantagens tanto a equipe médica, pela destreza dos movimentos porque trabalha sentada; quanto para as pacientes pelo tempo cirúrgico menor, o pouco tempo de anestesia, além da diminuição do sangramento.

O especialista lamenta que o sistema público do Distrito Federal não tenha equipamento para realizar histerectomias por meio de robótica, pelo Sistema Único de Saúde – SUS.


Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 28/09/2018 - 18:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa