Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de lei da Câmara dos Deputados prevê visitas de animais de estimação a pacientes

Visita do animal deverá ser solicitada pelo paciente e autorizada pelo médico

Revista Brasil

No AR em 11/09/2018 - 10:48

O Revista Brasil conversou nesta terça-feira (11) com o vice-presidente do Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Josélio Moura, sobre o projeto de lei nº 9787/18, em tramitação na Câmara dos Deputados, que tem por objetivo conceder a pacientes do SUS o direito de receber os próprios animais de estimação em horários de visitação nas unidades hospitalares.

Essa medida visa promover melhor recuperação ao paciente, mas para que isso ocorra é necessário cumprir um rígido nível de exigência ao animal, como a apresentação de certificado atualizado, atestado de sanidade emitido por profissional inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária, autorização explícita da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da própria unidade médica, observância de cuidados de segurança incluindo o transporte em gaiolas ou caixas adequadas e, se necessário, coleiras com guias, enforcador e focinheira.

"Essa intenção do Poder Legislativo em possibilitar que os animais de estimação visitem seus donos quando eles estão em ambiente hospitalar é uma coisa extremamente sadia e as pesquisas feitas hoje pelas principais universidades do mundo e no Brasil têm mostrado uma grande recuperação da saúde para esses pacientes", explica do Dr. Josélio Moura.

 

O veterinário destaca que é preciso ter cuidado com animais que irão visitar os donos, já que os pacientes hospitalares costumam ter sua imunidade reduzida. 

O projeto de lei prevê que os hospitais estabeleçam critérios para a visita e determina que a presença do animal de estimação deverá ser solicitada pelo paciente e autorizada pelo médico.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 11/09/2018 - 11:08

Mais do programa