O Revista Brasil desta quarta-feira (02) entrevista o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Francisco Rezek. O jurista e magistrado brasileiro foi procurador da República, ministro das Relações Exteriores e juiz da Corte Internacional de Justiça. Ele fala sobre o cenário da política externa com a chegada do novo governo.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
O ex-ministro afirma que o discurso do presidente, nos últimos tempos, observa a Constituição Federal em tudo e fala sobre "colocar ordem no Brasil".
Um tema muito discutido é a mudança da embaixada do Brasil de Israel para Jerusalém. O jurista acredita que, após devidamente informado, o presidente da República não deve realizar essa alteração. Ele afirma que está em jogo uma relação com mais de 30 países da comunidade árabe.
Rezek fala sobre a necessidade de se manter a independência nas relações exteriores. Sobre o alinhamento a determinadas potências, como é o caso dos EUA, o magistrado destaca que é possível tratar esses alinhamentos com muita serenidade e sem ser de forma automática e servil.
Ele considera que o maior débito do Brasil na política internacional dos últimos anos é com o Brics, grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
"São países alinhados na valorização dos interesses comerciais e de outra forma de intercâmbio sem qualquer espécie de hegemonia ... e por isso deve ser prestigiado como grupo”, afirmou.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.