Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falta de fiscalização pode ter contribuído para tragédias em barragens

Segundo especialista, houve um enfraquecimento das agências públicas que controlam os riscos nas mineradoras

Revista Brasil

No AR em 25/03/2019 - 11:00

Em um período de poucos anos, o Brasil viu dois grandes desastres em barragens de mineração acontecerem, um na cidade de Mariana e outro em Brumadinho. Mas, quais as causas desses rompimentos? Como evitar esse tipo de tragédia? Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres da instituição e integrante da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres, Carlos Machado de Freitas.

Ouça no player abaixo:


Ele lembrou que houve um pico de acidentes graves nos anos 1960 e início dos anos 1970.

Segundo o pesquisador, além da diminuição de investimento de recursos na área de segurança nas mineradoras, houve também um enfraquecimento das agências públicas na questão da fiscalização e controle.

 

“Nos últimos anos, nós temos assistido todos governadores ou presidentes e mesmo deputados de certo modo submetidos aos interesses da mineração em detrimento dos interesses da população”, explicou.

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 25/03/2019 - 11:07

Mais do programa