Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uso indiscriminado de telas pode causar dependência

Segundo psicóloga, pais e professores devem ficar atentos ao comportamento dos jovens para procurar tratamento para o vício

Revista Brasil

No AR em 18/03/2019 - 11:12

O Revista Brasil repercute um estudo do National Institutes of Health sobre os efeitos de telas de celular, tablets, computadores e televisões no cérebro de crianças, adolescentes e adultos. A pesquisadora, professora e psicóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ana Lucia King fala sobre o tema.

Ouça no player abaixo:


Ana Lucia afirmou que a dependência patológica da tela tem semelhança com o vício em álcool e drogas. 

Ela ressalta que os pais e professores devem ficar atentos ao comportamento dos jovens para que saibam quando é importante procurar por ajuda.

 

“Quando os pais, ou qualquer outro familiar, ou mesmo os professores da escola começarem a perceber algum prejuízo na vida desse jovem, na vida pessoal, social, acadêmica ou profissional – se ele já fizer alguma atividade profissional -, em todas essas áreas, é o momento de levar para receber uma orientação, porque possivelmente deve ter um transtorno de ansiedade, uma depressão, uma fobia social associada agravando esse quadro”, ressaltou.

 

Ela recomendou que os pais limitem o tempo de uso e sejam também exemplo para os filhos, evitando utilizar em excesso na frente deles.

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 18/03/2019 - 11:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa