Os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação já podem se cadastrar a partir de hoje na chamada lista de "não perturbe". O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.
Sobre a novidade, em vigor a partir deste terça-feira (16), o Revista Brasil conversou com a advogada e especialista em direito do consumidor Maria Inês Dolci. Segundo ela, é importante que o consumidor reclame caso receba ligações após a realização do cadastro. "Eu acredito que demore um pouco até zerar todas essas chamadas de telemarketing, (por isso) orientamos que o consumidor reclame na Anatel e nos orgãos de defesa do consumidor", orientou.
Para bloquear a ligação das empresas de telecomunicação basta acessar o site www.naomeperturbe.com.br e se cadastrar.
Ouça a entrevista:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
Produção; Kátia Lins