O Revista Brasil conversou com Rodrigo Jorge Moraes, especialista em Direito Ambiental e professor da pós-graduação da Escola de Direito do Brasil. Ele comentou o vazamento de óleo que atinge o litoral nordestino.
Ouça no player abaixo:
"Sem dúvida nenhuma que o responsável será identificado. O governo tem agido nesse sentido de procurar descobrir quem foi o causador desse dano e eles serão condenados dentro da legislação brasileira", afirmou.
Rodrigo explicou que trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo, como gasolina e outros.
O especialista afirmou que, se for descoberto que o responsável é estrangeiro, será necessário analisar também tratados internacionais e legislação de outros países.
"Eu acredito que tenha sido um crime ambiental, mas não com objetivo de atacar a soberania do Estado brasileiro", declarou.
Produção: Kátia Lins
Saiba mais
Petrobras recolhe mais de 133 toneladas de resíduo oleoso de praias
Salles diz que óleo no Nordeste vem "muito provavelmente" da Venezuela
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.