Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministro da Educação diz que está tudo pronto para as provas do Enem

"Não esqueçam: é caneta preta! E outra coisa: deixem em casa ou desliguem o celular. Se tocar, a pessoa será desqualificada e não vai poder fazer a prova", alertou Abraham Weintraub

Revista Brasil

No AR em 01/11/2019 - 10:07

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem cerca de 5,1 milhões de candidatos inscritos e a primeira prova será realizada neste domingo (3) em mais de 1,7 mil cidades. O Revista Brasil conversou com o  ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre a prova.

Ouça no player abaixo:


O ministro falou que as provas já estão nas cidades onde serão aplicadas.

 

"Está tudo certo. Tudo indica que este será o Enem com menos problemas da história do Brasil", destacou.

 

A partir de 2020, o ministério da Educação inicia um piloto do Enem Digital, que será testado voluntariamente por 1 a 2% dos candidatos. "Devemos ter algo em torno de 50 a 100 mil Enem digitais já no ano que vem. Após esse teste, dando tudo certo, gradualmente o exame será passado totalmente para o digital até o ano de 2026", declarou.

Segundo o ministro, o candidato escolherá o dia que for mais conveniente para fazer a prova e poderá, inclusive, remarcar a data em caso de algum imprevisto. "Tecnologia para isso a gente tem. O que não havia era disposição para resolver. E é mais barato do que imprimir e fazer toda essa logística. Mais barato, melhor e mais confortável."

Weintraub espera uma adesão de pelo menos 50% das universidades federais ao Programa Future-se. "As universidades que quiserem aderir vão poder buscar recursos na iniciativa privada, aproximando-se das empresas. Essa proximidade gera mais empregos, mais oportunidades, mais start ups. Isso tudo já está pronto para ser enviado para o Congresso. Ano que vem estou muito confiante que muitas universidades vão aderir e isso vai arejar, aumentar as oportunidades e melhorar muito o ensino no Brasil."  

Aos candidatos que vão fazer as provas do Enem neste domingo, o ministro desejou sorte a todos e aconselhou:

 

"Mantenham a tranquilidade, respirem fundo. Quem se preparou evidentemente tem muito mais chance. Mas se você perseverar, trabalhar duro para buscar um ofício, uma profissão, seja numa universidade, curso técnico ou na iniciativa privada, a sua vida vai melhorar. Um passo depois do outro e todo dia ela vai melhorar", afirmou.

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 01/11/2019 - 14:45

Mais do programa