Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Covid-19: Geriatra fala sobre os cuidados com os idosos

Segundo o médico geriatra, Rafael Canineu, 40% dos idosos tem pelo menos uma doença crônica, o que torna essa parcela da população grupo de risco para o coronavírus

Revista Brasil

No AR em 19/03/2020 - 10:23

O assunto agora traz recomendações de como cuidar dos idosos nessa época de pandemia do coronavírus. Sobre este tema, o Revista Brasil entrevistou o Dr. Rafael Canineu, geriatra e diretor médico da Diagnósticos da América SA (Dasa).

Ouça no player abaixo:

Segundo ele, é considerado idoso no Brasil, pessoas acima de 60 anos. 

A principal recomendação para os idosos, primeiramente, é evitar aglomeração e visitas.

"A velhice não é doença, mas o envelhecimento trás inúmeras alterações fisiológicas que podem tornar o idoso mais vulnerável, haja visto que 40% da população idosa tem pelo menos 1 doença crônica", afirma o geriatra. 

 

Com doenças crônicas, as pessoas passam a fazer parte do grupo de risco para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Outra recomendação é evitar o uso de antinflamatório, como é o caso do Ibuprofeno, e, segundo ele, o ideal é que a doença, que o idoso venha a ter, esteja controlada.

Com relação as recomendações fantasiosas que sempre surgem, como aumentar as doses de vitamina C, gargarejos com água morna e limão, entre outras; o ideal é que o idoso tenha um médico de confiança, ou um profissional na área da saúde, para recorrer.

As prevenções, de forma geral, sobre os cuidados com os idosos são: higienização das mãos, de forma contínua,  evitar proximidade com pessoas que apresentem tosse e espirros.  Caso o idoso estiver em clínicas, evitar visitas de rotinas, além de usar máscaras e manter os cuidados com a higiene pessoal, já mencionados.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 19/03/2020 - 11:16

Mais do programa