O Revista Brasil desta quinta-feira (16), conversou com o cirurgião Walter Gomes sobre quais são as possibilidades de se conseguir sangue para cirurgias de urgência, já que os bancos estão baixos nesse tempo de pandemia.
De acordo com o cirurgião, como os estoques de sangue estão reduzidos, uma das alternativas usadas lagarmente, principalmente em cirurgias cardiovasculares, é a autotransfusão intraoperatória que é muito segura, onde alguns aparelhos são capazes de recuperar o sangue que o paciente perde durante a cirurgia. E esse dispositivo é capaz de resgatar e lavar esse sangue, e ser novamento introduzido no paciente.
“Essa tecnologia já é usada há bastante tempo. Infelizmente, a penetração dela em hospitais tanto públicos, quanto privados, ainda não é grande. É maior nos privados, mas temos dificuldade de usar nos hosítais públicos porque o custo é maior.” Explica Walter.
Ouça a entrevista no Player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.