O uso de novas tecnologias no sistema penitenciário é tema no Revista Brasil com a entrevistada Daniela Tamanini, advogada criminalista. Ela fala sobre o parlatório virtual para atendimento de clientes privados de liberdade na penitenciária da Papuda, durante a quarentena, com o apoio da Ordem dos Advogados (DF) e da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIP).
Segundo a especialista, a ferramenta possibilita que os advogados atendam clientes de forma virtual. É uma sala de bate-papo e atendimento com duração de 30 minutos. Nela o profissional poderá levar informações tanto processuais, quanto as dos familiares.
"A ferramenta é inovadora e é importante nesse momento, no entanto o contato visual traz mais vantagem", afirma a advogada.
A ferramenta, com custo zero, visa garantir que o advogado continue seu trabalho, que o preso não fique incomunicável e que os familiares tenham informações, já que a visitação não está permitida há mais de um mês.
O estado do Paraná foi o pioneiro na adoção desse sistema.
Ouça no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.