Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economista comenta teto de juros para cheque especial e cartão de crédito na pandemia

Segundo o especialista: "poupar primeiro antes de gastar é o melhor caminho"

Revista Brasil

No AR em 18/08/2020 - 09:44

O Revista Brasil desta terça-feira (18),  entrevistou  Josilmar Cordenonssi, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que falou sobre a aprovação, pelo Senado Federal, do teto para juros de cheque especial e cartão de crédito durante a pandemia.

Ouça no player abaixo:

Ele conta que o brasileiro tem pouca educação financeira e precisa aprender a lidar melhor com o orçamento doméstico. Para ele, é necessário fazer escolhas mais racionais.

O economista aponta que a facilidade de obtenção do cartão de crédito pode ser um perigo, para quem não tem controle dos gastos. Por outro lado, ele não acredita que uma maior intervenção na economia possa resolver o problema, ainda que apenas durante a pandemia.

 

"Impor um controle sobre a taxa de juros é uma medida que vai na contramão do que precisamos caminhar", afirma. 

 

O controle dos gastos é resultado do uso consciente do dinheiro. Josilmar explica que um empréstimo é um aluguel do dinheiro, por meio dos juros.

Sobre aqueles que estão endividados, ele sugere um maior controle dos gastos, a partir da verificação do tanto da renda que já foi comprometida, além de poupar o que for possível. 

 

"Poupar primeiro antes de gastar é o melhor caminho", destaca


Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 18/08/2020 - 10:44

Mais do programa