Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

É possível acontecer uma reinfecção pelo novo coronavírus?

Especialista, Rafael Brandão Varella, professor associado de virologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal Fluminense fala sobre essa possibilidade

Revista Brasil

No AR em 27/08/2020 - 09:35

O Revista Brasil entrevistou Rafael Brandão Varellaprofessor associado de virologia do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal Fluminense, que falou sobre a possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus.

Segundo ele, o mais comum é ocorrer uma reinfecção e não uma reativação, ou seja, o paciente é infeccionado por um vírus transformado. Rafael explica que em um estudo, um grupo de Hong Kong, na China, fez o sequenciamento do vírus na primeira infeção, em um indivíduo, e quando houve uma segunda infecção, foi confirmado que o vírus da primeira era diferente, diz.

Segundo ele, nos casos que estão sendo estudados, o individuo pega uma infecção leve e sem detecção de anticorpos e, em um segundo episódio, acaba havendo sintomas mais graves, com lesão pulmonar, afirma.

Em relação à vacina, Rafael comenta que a desvantagem na busca rápida por uma prevenção é que o vírus ainda está em fase de estudo e não é possível saber sobre a duração da imunidade.

Ouça no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

 

Criado em 27/08/2020 - 10:30

Mais do programa