Obesidade pode prejudicar a eficácia da vacina contra o novo coronavírus e Cid Pitombo, médico e pesquisador, coordenador do Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica, fala sobre o tema no Revista Brasil.
Diversas pesquisas apontam que a obesidade é fator de risco para a Covid-19, além disso, médico afirma que o portador de obesidade estatisticamente já desenvolve mais fatores de morbidade.
"Ele já é um paciente que tem um sistema de combate pior", afirma.
O pesquisador explica que a gordura abdominal produz substâncias que bloqueiam o desenvolvimento de uma série de células no sistema imunológico. O obeso tem um lentidão na formação das celulas para combater o vírus. E quando ele é infectado, a proliferação é maior, a doença afeta o pulmão e, naturalmente, o obeso já não respira bem.
"Percentualmente o obeso ele tem níveis de complicação mais graves quando adentra ao ambiente hospitalar, contaminado pelo coronavírus", destaca.
Quem passou por bariátrica tem resposta imonulógica como um magro, explica o médico. Já o portador de obesidade tem que ter um cuidado redobrado durante a pandemia.
Ouça no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.