Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial da Menopausa marca o 18 de outubro

Segundo médico obstetra, a terapia hormonal é o tratamento mais efetivo para tratar os sintomas e consequências da menopausa, além de prevenir doenças

Revista Brasil

No AR em 19/10/2020 - 10:35

A partir dos 40 anos, a menopausa começa a entrar no radar das mulheres e assustar a maioria, pela falta de informação. Embora o fim do período reprodutivo seja algo natural, muitas mulheres temem a susposta consequências da queda dos hormônios. O Dia Mundial da Menopausa marcou esse domingo (18), data estabelecida para chamar a atenção sobre o tema e ajudar mulheres a passarem pelo período com mais saúde e bem-estar. O tema deste ano foi a menopausa precoce.

Sobre esse assunto, o Revista Brasil conversou com o médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente da Associação Brasileira de Climatério de São Paulo (Sobrac), Luciano de Melo Pompei. Segundo ele, a menopausa é muito associada, do ponto de vista cultural, ao envelhecimento. Ele explica que alguns trabalhos mostram que as mulheres, em função da menopausa e da redução dos hormônios, passam a ter menos lubrificação, o que costuma causar desconforto na hora da relação sexual e acaba inibindo o desejo sexual.

Pompei acrescenta ainda que, nessas circunstâncias, as mulheres têm a percepção de estarem envelhecidas e de serem menos atraentes aos seus parceiros e também há uma redução na sua qualidade de vida como um todo.

Com doutorado em obstetrícia e ginecologia, Luciano afirma que uma parcela muito pequena das mulheres utiliza a reposição hormonal. Algo em torno de 10% das mulheres na pós-menopausa. Segundo ele, esse número já foi maior, até em termos mundiais. Ele explica ainda que um estudo publicado em 2002, apontou os equívocos que levaram à redução.

Mas o que é o ideal? Para Pompei, é começar a terapia hormonal nos primeiros anos da menopausa. Se essa janela foi perdida, os objetivos do tratamento podem não ser alcançados. 

O especialista também falou sobre a relação da reposição hormonal com o câncer de mama. Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio.

Criado em 19/10/2020 - 12:04 e atualizado em 19/10/2020 - 11:53

Mais do programa