Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Mundial da Osteoporose

Segundo a Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), a perda da massa óssea tem início aos 20 anos de idade e exige um esquema de prevenção

Revista Brasil

No AR em 20/10/2020 - 10:33

A perda da massa óssea tem início aos 20 anos de idade e exige um esquema de prevenção, embora muita gente pense que a osteoporose só deve preocupar o idoso. Segundo a Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), o imobilismo decorrente da necessidade das pessoas ficarem em casa por causa da pandemia agrava o risco de uma fratura a curto prazo para os idosos ou, no futuro, para os mais jovens. Para falar mais sobre a osteoporose, o Revista Brasil conversou com o vice-presidente da SBQ, Márcio Valin.

Mas o que é exatamente a osteoporose? De acordo com Valin, é uma diminuição progressiva da massa óssea, lesão progressiva da resistência dos ossos causando então uma fragilidade e aumentando, com isso, o risco de fraturas. Os fatores de risco, exemplifica, incluem tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, uso de alguns tipos de medicamento e mulheres que entram em menopausa.

Na entrevista, o médico destaca ainda que esta é uma doença silenciosa, por não apresentar sintomas. "É muito importante identificar os fatores de risco para a osteoporose para prevení-la e, com o passar dos anos, termos um envelhecimento melhor com mais segurança e a parte óssea mais protegida de fraturas", enfatiza. "Osteoporose é sinônimo de prevenção, e prevenção sinônimo de hábito saudáveis — boa alimentação e atividade física."

Como funciona o exame de densitometria óssea? Como é o tratamento? Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio.

Criado em 20/10/2020 - 15:36 e atualizado em 20/10/2020 - 15:15

Mais do programa