Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pediatra atualiza cantigas de roda com letras amorosas e sem violência

Projeto que começou como um CD e já passou pelos palcos de Brasília, chega agora à transmissão via internet

Revista Brasil

No AR em 12/10/2020 - 10:30

Alô, papai! Alô, mamãe! Você já parou para imaginar como seriam as antigas cantigas de roda em tempos do politicamente correto? "Atirei o pau no gato" já não poderia. Letras com mensagens como o temido boi da cara preta e a cuca pegando o neném na hora de dormir, também não passariam. Não é mesmo? Pois foi pensando nessa mudança de atitude que um dos pediatras mais conhecidos de Brasília resolveu apostar na composição e cantoria de novas cantigas de roda. 

Dr. Carlos Jansen e as cantoras mirins, Ana e Carol Tauil já entraram em estúdio para gravar o novo CD, que deve ficar pronto em dezembro. Para falar um pouco desse trabalho, o Revista Brasil conversou com as atrizes e cantoras mirins Ana Clara e Carol Tauil, filhas da premiada cantora brasiliense Márcia Tauil, que faz também a direção musical e participação especial no show musical, a ser transmitido ao vivo no dia 18 de outubro direto de um shopping em Brasília. Batemos um papo também com o idealizador das novas cantigas de roda, Tio Jansen.

Ele conta que tudo começou há 45 anos, no consultório que ele atendia. "As mães começavam a cantar aquelas coisas tão terríveis de tragédias, de cravo que brigou com a rosa, do tororó que não tinha mais água, etc, mas não falava de coisas boas e aquilo me intrigava", conta Dr. Jansen. "Então, enquanto eu estava lá preparando as crianças pro exame eu ficava pensando: gente quanta coisa triste essas crianças ouvem, coitadinhas delas. E aí, eu sou compositor, e comecei a mudar isso ao fazer essas 16 músicas e mais quatro para o próximo CD que já está em vista por aí", relembra. 

Para compor o projeto nos palcos, Dr. Jansen convidou as cantoras mirins Ana Clara e Carol Tauil. Mas como será que as crianças de hoje reagem? Jansen explica que eles não querem de uma hora para outra mudar tudo. Mas fazer com que as próximas gerações comecem a cantar coisas mais agradáveis, brincar e não brigar com ninguém. Ao que ele acrescenta: "Não é politicamente mais correto, é coisa mais bonita e produtiva". 

Acompanhe a entrevista completa, no player acima, com direito a ouvir algumas das faixas.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio.

Criado em 12/10/2020 - 16:10 e atualizado em 12/10/2020 - 15:36

Mais do programa