Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa propõe reabilitação de movimentos baseada em realidade virtual

Segundo pesquisador, é uma simulação dos movimentos que o paciente ainda não consegue realizar e com isso acelera a autonomia e o processo de reabilitação

Revista Brasil

No AR em 28/10/2020 - 08:53

O Revista Brasil conversou com Alexandre Brandão,  pesquisador no Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre a realidade virtual aplicada à recuperação de pacientes de AVC e doenças neurodegenerativas.

Segundo ele, o projeto tem como objetivo proporcionar ao paciente um controle no ambiente virtual. Uma simulação dos movimentos que ele ainda não consegue realizar. E a expectativa é acelerar o processo de reabilitação e aumentar a autonomia do paciente.

Alexandre afirma que os resultados são obtidos porque o ambiente virtual oferece um estímulo visual.

"A nossa hipótese vai bem ao encontro da Teoria do espelho, onde o paciente se vê reproduzindo determinados movimentos", destaca.

 

Um dispositivo é utilizado para calibrar o nível de movimentos que o paciente consegue fazer e, com isso, controlar o ambiente virtual. A expectactiva é o aumento da funcionalidade motora e ganho de amplitude de movimento, explica o pesquisador.

O estudo foi premiado na 20ª Conferência Internacional em Ciências da Computação e suas aplicações vêm sendo relizadas este ano na Universidade de Cagliari (Itália), em ambiente virtual.

Ouça no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 28/10/2020 - 09:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa