O Revista Brasil conversou com o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Biomédica (Anadem), Raul Canal, sobre cobertura obrigatória dos planos de saúde a exames para testar covid-19.
Confira no player abaixo:
De acordo com Raul, alguns laboratórios apresentam resistência em realizar o exame para testar a covid-19. Se o pedido for particular, o resultado fica pronto bem rápido, mas se for por convênio, demora a sair.
Quando o paciente tem o pedido do exame para testar covid-19, os laboratórios são obrigados a realizar a testagem com a cobertura do plano de saúde. Em caso de negativa, é preciso procurar órgãos de defesa do consumidor, no Ministério Púlbico e canais de denúncia.
Ele reforçou que o ideal seria testar pelo menos cerca de 15 a 20% da população, para poder acompanhar e isolar as pessoas que testarem positivo. o presidente da Anadem explicou ainda que, apesar da competência do Sistema Único de Saúde (SUS), infelizmente, não conseguiu esse número de testagem.
“Se tivéssemos tido uma testagem adequada, não precisaríamos ter feito o isolamento social, não teríamos provocado tanta falência de pequenos e médios negócios”, concluiu.