Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga comenta sobre a Síndrome da Caverna

O nome faz referência ao Mito da Caverna do filósofo Platão, para uma síndrome que leva ao medo de sair de casa

Revista Brasil

No AR em 28/10/2020 - 09:43

O que é a Síndrome da Caverna? Qual normal você quer para a sua vida agora? A série de "Lives", promovida pelo Departamento de Psicologia da PUC-Rio, responde essas perguntas, com objetivo de oferecer apoio durante a pandemia, sobre como lidar com os sentimentos, estresse, isolamento e solidão, parentalidade, lutos e traumas. Para falar do assunto o Revista Brasil entrevistou a Sandra Salomão, psicóloga clínica, mestre em Psicologia Social e professora da Puc-Rio.

Segundo a especialista, houve uma grande procura por ajuda psicológica na pandemia. O efeito acelerador veio com a pressão do confinamento, a ameaça invisível e o sucessível estresse. Houve também o estado de luto, que é um choque repentino capaz de acionar diversos mecanismo (raiva, negação, depressão), explica Sandra.

Ela comenta que houve um aumento de pessoas que estão com medo de sair de casa, o que pode ser um sintoma da Síndrome da Caverna, que é um transtorno que faz referência ao Mito da Caverna, do filósofo Platão.

Outro sintoma que também foi verificado, durante o confinamento, foi o temor excessivo, que é um indício da necessidade de se procurar ajuda profissional, para evitar um possível agravamento de um processo ancioso ou depressivo, sugere Sandra.

Ouça a entrevista no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

Assista a Live:

https://www.youtube.com/watch?v=2aQwMqrFZUU

 

Criado em 28/10/2020 - 10:47

Mais do programa