Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogada tira dúvidas sobre o décimo-terceiro salário

Domênica Marques explica como será o pagamento neste ano para os que tiveram alterações nos contratos de trabalho.

Revista Brasil

No AR em 07/12/2020 - 09:15

A pandemia da covid-19 forçou os empregadores a negociarem novos acordos com os seus funcionários para evitar demissões, como a suspensão do contrato de trabalho ou a redução da jornada e, consequentemente, do salário.

A legislação trabalhista determina que o pagamento do décimo-terceiro salário se faça de duas formas: Ou uma parcela integral, até o dia 30 de novembro, ou em duas parcelas, sendo a primeira paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro.

E em relação ao valor? Como fica a situação dos trabalhadores que tiveram seus contratos suspensos ou a jornada reduzida? Para tirar essas e outras dúvidas, o Revista Brasil entrevistou a advogada especializada em direito do trabalho, Domênica Marques.

“No caso de redução da jornada de trabalho, não há qualquer alteração no valor [do décimo-terceiro] e tem que ser considerado o valor integral [do salário]. Nos casos de suspensão do contrato de trabalho, esse valor vai ser alterado, sim, de acordo com a proporcionalidade de meses trabalhados neste ano,” explica a advogada.

Clique e ouça a entrevista completa:

Tags:  salário

Criado em 07/12/2020 - 15:54

Mais do programa