Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como economizar energia elétrica durante a bandeira vermelha

Os grandes vilões no consumo são o chuveiro elétrico, a geladeira, o ferro de passar roupa e os aparelhos de ar condicionado.

Revista Brasil

No AR em 10/12/2020 - 08:18

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com um custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts/hora consumidos.

 "Tivemos um período de seca muito grande e, com esse nível alarmante dos reservatórios, está impactando. Isso fez com que a gente saísse da bandeira vermelha 1, que já é um nível preocupante, para a 2. Isso vai trazer um impacto muito grande na conta de todos os brasileiros", explica o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Frederico Araújo.

Os grandes vilões no consumo de energia são o chuveiro elétrico, a geladeira, o ferro de passar roupa e os aparelhos de ar condicionado. Para tentar reduzir o gasto, Araújo sugere que o consumidor coloque o chuveiro na posição verão ou desligue o aparelho se a temperatura ambiente estiver mais alta. Outra dica é acumular as roupas e passar tudo de uma vez, evitando ligar o ferro elétrico para pequenas quantidades de peças, já que o consumo de energia é muito alto até que ele fique quente.

"Um outro fator é a geladeira. Não ficar abrindo e fechando a porta várias vezes ao dia, principalmente nas casas onde têm crianças, porque elas têm uma capacidade enorme de abrir a geladeira e ficar olhando para dentro dela, vendo o que tem.. Então, é tentar educar as crianças para abrir a geladeira e tirar o que quer, fechando rapidamente," alerta Araújo que completa: "Aparelhos de ar condicionado devem ser usados no modo econômico e o consumidor precisa estar atento ao Selo Procel no momento da compra, dando preferência aos modelos que consomem menos energia."

Para Frederico Araújo. "a bandeira vermelha vem quase como uma forma da gente perceber essa oportunidade de mudança de hábito de consumo. Não é simplesmente desligar os aparelhos. A gente tem que criar uma consciência."

Clique e ouça a entrevista completa:

 

 

 

 

Criado em 10/12/2020 - 16:32

Mais do programa