Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

XV Semana Nacional da Conciliação vai até sexta-feira

"Conciliação: menos conflito, mais resultado" é o tema do mutirão promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) neste ano, com foco nos conflitos gerados durante a pandemia de covid-19.

Revista Brasil

No AR em 01/12/2020 - 08:40

A XV Semana Nacional da Conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prossegue até a próxima sexta-feira (4) buscando soluções para conflitos e a formalização de acordos, especialmente os surgidos neste ano em que enfrentamos a pandemia da covid-19.

Com o tema "Conciliação: menos conflito, mais resultado", a ação envolve os tribunais de Justiça, do Trabalho e os tribunais Federais buscando dar mais agilidade e efetividade aos processos judiciais, como explica a advogada de família, mediadora judicial e privada, Thaís Borges.

“Este é um momento em que nós fazemos um grande mutirão de conciliação. Aqui em Goiânia, por exemplo, estamos com os Cejusc [Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania] Itinerantes, indo até os bairros. É uma inovação este ano”, destaca.

Ela explica, ainda, que quaisquer das partes envolvidas, ou ambas, podem solicitar uma audiência e manifestar junto ao Tribunal o interesse em conciliar e fazer um acordo, buscando a solução dos conflitos de uma forma colaborativa.

A mediação e a conciliação promovem uma negociação integrativa, em que as partes buscam opções de ganhos mútuos. As audiências estão ocorrendo de maneira virtual na pandemia e, segundo Thaís Borges, este é um modelo que pode vir a ser adotado posteriormente.

Criado em 01/12/2020 - 16:27

Mais do programa