Janeiro Verde é o mês de prevenção do câncer de colo do útero. Sobre esse tema e a importância da prevenção contra o HPV, o Revista Brasil conversou com Dr. Fernando Maluf, oncologista, fundador do Instituto Vencer o Câncer.
Segunde ele, 90% a 95% do câncer de colo do útero têm relação com o vírus HPV.
Muitas pessoas são infectadas pelo HPV, mas não apresentam tumores. O médico explica que se vacinada por volta de 9 anos, a criança fica praticamente 100% protegida nos tipos mais perigosos do vírus.
No Brasil, menos de 1/3 das crianças são vacinadas. Por falta de informação ou até mesmo por algum efeito colateral das vacinas, os responsáveis deixam de levar as crianças para serem imunizadas. O oncologista relata que vários tumores são adquiridos por HPV como câncer de garganta, de canal anal e pênis.
As vacinas estão disponíveis no SUS. A recomendação hoje é que a vacinação seja para meninos e meninas o quanto antes, mas estudo mostra que pessoas com até os 30 anos também podem ser vacinadas.
Ouça a entrevista no player acima:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.