Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economista fala sobre prejuízos para o turismo com o cancelamento do carnaval

Ouça a entrevista com o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes.

Revista Brasil

No AR em 16/02/2021 - 12:31

O cancelamento do carnaval atingiu em cheio o turismo brasileiro, ainda fortemente impactado com os prejuízos econômicos devido à pandemia da covid-19.

Para falar sobre os prejuízos para o turismo por conta do cancelamento do carnaval, o Revista Brasil entrevistou o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes.

Segundo ele, neste carnaval a geração de receitas caiu bastante, assim como a contratação de trabalhadores temporários.

“A gente costuma dizer que o setor de turismo é o para-choque da crise. Foi o primeiro setor a sentir os efeitos da pandemia. O setor trabalha hoje só com 40% da sua capacidade mensal de geração de receitas e perdeu, no ano passado, 400 mil postos de trabalho”, explica Bentes.

O economista explica que as medidas de recuperação têm se concentrado mais na redução de despesas neste momento, à espera de uma maior disseminação do programa de imunização da população.

“Enquanto esse programa não se espalhar, não se der de uma forma mais robusta, o setor tende a continuar registrando perdas até que a gente consiga, minimamente, superar essa fase aguda da pandemia que tem sido essa segunda onda. O ano de 2021 é muito desafiador. A gente pode dizer que o que vai curar o setor é a disseminação, a ampliação desse processo de vacinação da população”, relata.

Nesta entrevista ao Revista Brasil, Bentes avalia que a retomada do turismo ao nível de atividade que se tinha antes da pandemia só deva ocorrer em 2023, devido ao enorme tombo que o setor tomou ao longo de 2020.

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 16/02/2021 - 12:44

Mais do programa